Code


Version 3 (modified by anonymous, 8 years ago) (diff)

--

THIS TRANSLATION IS IN PROGRESS:

This is an in progress translation document, that means there is somebody working on it. For more information on translating documents please look at TranslateDocumentation Wiki. Please do not edit this page.

Escrevendo sua primeira aplicação Django, parte 2

Este documento cobre a versão 0.95 de Django e a versão do desenvolvimento. Docs anteriores: 0.90, 0.91

Esse tutorial começa onde o Tutorial 1 terminou. Nós vamos continuar nossa aplicação de "Questionário Web" e focar no site de administração gerado pelo Django.

Filosofia

Gerar sites de aministração para sua equipe ou clientes criar, atualizar e excluir informações é um trabalho chato e não requer muita criatividade. Por isso, Django automatiza totalmente a criação de interfaces de administração para seus models. Django foi escrito num ambie nte jornalístico, com uma clara separação entre "quem publica o conteúdo" e o "site público". Os gerenciadores do site usam o sistema para adicionar noticias, eventos, resultados esportivos, etc, e o conteúdo é mostrado no site público. Django resolve o problema de criar uma interface unificada para os administradores do site editar conteúdo.

A interface de administração não tem a intenção de ser usada pelos visitantes do site, mas sim pelos administradores do site.

Ative o site de Administração

O site de administração do Django não é ativo por padrão - é um recurso opcional. Para ativar o site de administração na sua instalação, siga esses três passos:

  • Adicione django.contrib.admin em INSTALLED_APPS no seu arquivo de settings
  • Execute python manage.py syncdb. Como você adicionou uma nova aplicação em INSTALLED_APPS, as tabelas do banco de dados precisam ser atualizadas.
  • Edite seu arquivo mysite/urls.py e descomente a linha "Uncomment this for admin:". Esse arquivo é um URLConf; nós vamos nos aprofundar em URLConfs no próximo tutorial. Por enquanto, tudo que você precisa saber é que eles mapeiam as URLs para as aplicações.

Inicie o servidor de desenvolvimento:

Vamos iniciar o servidor de desenvolvimento e explorar o site de administração. Lembre que no Tutorial 1 você iniciou o servidor de desenvolvimento da seguinte forma:

python manage.py runserver

Abra um web browser e vá para "/admin/" no seu domínio local, ex: http://127.0.0.1:8000/admin/. Você deverá ver a seguinte tela de login:

Tela de login do site de administração do Django

Entre no site de administração:

Agora, tente logar. (Você criou uma conta de superusuário na primeira parte deste tutorial, lembra?!) Você deverá ver a pagina index do site de administração do Django:

Index do site de administração

Por padrão, você deverá ver dois tipos de conteúdo editavel: "groups" e "users". Esses são as principais características que o Django traz por padrão.