Code


Version 10 (modified by anonymous, 7 years ago) (diff)

--

THIS TRANSLATION IS IN PROGRESS:

This is an in progress translation document, that means there is somebody working on it. For more information on translating documents please look at TranslateDocumentation Wiki. Please do not edit this page.

Escrevendo seu primeiro aplicativo com Django, parte 1

Este documento cobre a versão 0.95 de Django e a versão do desenvolvimento. Docs anteriores: 0.90, 0.91

Vamos aprender usando um exemplo.

Através deste tutorial vamos demonstrar os passos necessários para a criação de uma simples aplicação Web de uma pesquisa.

Ela vai consistir de duas partes:

  • Um site público que irá permitir que usuários votem na pesquisa e vizualizem seus resultados.
  • Um site administrativo que permitirá você adicionar, alterar e excluir pesquisas

Vamos assumir que você já tem o Django instalado. Você pode verificar se o Django está instalado abrindo o interpretador interativo Python digitando ´´import django´´. Se este comando for executado com sucesso, sem erro, significa que o Django está instalado.

Criando um Projeto

Se esta é sua primeira vez usando o Django você precisará realizar algumas tarefas de configuração inicial. Você terá que auto-gerar algumas linhas de código que estabelecem o projeto Django -- uma configuração própria a cada instância do Django, incluindo a configuração da base de dados, as opções específicas ao Django e as configurações específicas às aplicações.

Na linha de comando, no diretório onde você gostaria de colocar o seu código, execute o comando ´´django-admin.py startproject mysite´´. Isto criará no diretório atual um novo diretório chamado ´´mysite´´.

::NOTA

::You'll need to avoid naming projects after built-in Python or Django components. In particular, this means you) ::should avoid using names like django (which will conflict with Django itself) or site (which conflicts with a ::built-in Python package).

(“django-admin.py“ deve estar em seu path se você instalou o Django usando seu utilitário setup.py. Se ele não está em seu path, você pode encontrá-lo em “site-packages/django/bin“; considere a criação de um link simbólico para ele em algum lugar de seu path, como /usr/local/bin.)

{{{ Onde colocamos o código?

Se você conhece PHP, provavelmente está habituado a colocar o código dentro de um documento root num servidor web (num endereço como ´´/var/www´´)´. Com Django, não faça isso. Não é uma boa idéia colocar o código python dentro de um documento de servidor web, porque há o risco das pessoas verem o seu código, isto não é bom para a segurança do seu site.

Coloque o seu código fora dos diretórios do servidor, por exemplo ´´/home/mysite.´´ }}}

Vamos dar uma olhada no que o comando ´´startproject´´ criou:

{{{

mysite/
__init__.py manage.py settings.py urls.py

}}}

Estes arquivos são:

  • __init__.py: Um arquivo vazio que diz ao Python que este diretório deve ser considerado como um pacote do Python. (leia <a href="http://docs.python.org/tut/node8.html#packages">mais sobre pacotes</a> na documentação oficial do Python se você é iniciante em Python)
  • manage.py: Un outil en ligne de commande que vous permet d'intéragir avec ce projet Django de différentes manières.
  • settings.py: Fichier de configuration de ce projet Django.
  • urls.py: Les déclarations d'URLs pour ce projet Django ; il s'agit d'une « table des matières » de votre site géré par Django.