Version 6 (modified by 18 years ago) ( diff ) | ,
---|
THIS TRANSLATION IS IN PROGRESS:
This is an in progress translation document, that means there is somebody working on it. For more information on translating documents please look at TranslateDocumentation Wiki. Please do not edit this page. |
Este documento cobre a versão 0.95 de Django e a versão do desenvolvimento. Docs anteriores: 0.90, 0.91
Referência dos Models
Um model é a fonte única e definitiva dos seus dados, nele estão contidos os campos essenciais e relacionamentos dos dados que você está arquivando. Genericamente, cada model referencia a uma tabela no banco de dados.
O básico:
- Cada model é uma classe Python que é uma subclasse de django.db.models.Model.
- Cada atributo do model representa um campo na base de dados.
- Metadados do model (informações descritivas dos dados) vão para uma classe interior nomeada Meta.
- Metadados usados para o site de administração do Django vão para a classe interior nomeada Admin.
- A partir disso o Django oferece uma API de acesso ao banco de dados gerada automaticamente, que é melhor explicada no Referência da API de Banco de Dados.
Associado a esse documento existe o repositório oficial de exemplos de models.(No código fonte do Django, estes exemplos se encontram no diretório tests/modeltests.)
Exemplo rápido
Este model exemplo define uma Person, que possui um first_name e last_name:
from django.db import models class Person(models.Model): first_name = models.CharField(maxlength=30) last_name = models.CharField(maxlength=30)
first_name e last_name são campos do model. Cada campo é especificado como um atributo da classe, e cada atributo referencia a uma coluna do banco de dados.
O model Person acima criaria uma tabela no banco de dados como essa:
CREATE TABLE myapp_person ( "id" serial NOT NULL PRIMARY KEY, "first_name" varchar(30) NOT NULL, "last_name" varchar(30) NOT NULL );
Algumas notas técnicas:
- O nome da tabela, myapp_person, é automaticamente atribuído de algum metadado do model podendo ser sobrescrito. Olhe Nome de Tabelas abaixo.
- Um campo id é adicionado automaticamente, mas essa ação pode ser configurada. Olhe `Campos de chave primária automáticos`_ a seguir.
- O código SQL CREATE TABLE utilizado no exemplo está formatado na syntax do PostgreSQL, porém é valido notar que o Django utiliza a syntax de acordo com o tipo de banco de dados especificado no seu arquivo de configurações.
Campos
A parte mais importante de um model -- e a única obrigatória -- é a definição da lista de campos da base de dados. Esses campos são especificados por atributos de classe.
Exemplos:
class Musician(models.Model): first_name = models.CharField(maxlength=50) last_name = models.CharField(maxlength=50) instrument = models.CharField(maxlength=100)
Restrições de nomes de campos
O Django impõe apenas dois tipos de restrição à nomes de campos:
O campo não pode ser nomeado com uma palavra reservada do Python, porque seu uso ocasionaria em um erro de sintaxe. Por exemplo:
class Example(models.Model): pass = models.IntegerField() # 'pass' é uma palavre reservada!Um nome de campo não pode possuir mais do que uma sobrelinha por linha, por causa da sintaxe do Django para buscas no banco. Por exemplo:
class Example(models.Model): foo__bar = models.IntegerField() 'foo__bar' possui duas sobrelinhas!
Essas limitações podem ser contornadas, porque o nome do campo não precisa necessariamente conter o nome da coluna do banco de dados. Veja a seção `db_column`_ abaixo.