Version 7 (modified by Wiliam Alves de Souza <wiliamsouza83@…>, 8 years ago) (diff)

--

THIS TRANSLATION IS IN PROGRESS:

This is an in progress translation document, that means there is somebody working on it. For more information on translating documents please look at TranslateDocumentation Wiki. Please do not edit this page.

Como instalar o Django

Este documento o levará a ter o Django pronto para uso.

Instalar Python

Como Django é um framework web Python, este é necessário.

O Django funciona com qualquer Python versão 2.3 ou superior.

Faça o download do Python em www.python.org. Se você usa Linux ou Mac OS X, provavelmente já tem ele instalado.

Instalar o Apache e mod_python

Se você apenas quer experimentar o Django, pule este passo. O Django já possui o seu próprio servidor Web para desenvolvimento.

Caso você queira utilizar o Django em um ambiente de produção, use o Apache com mod_python. mod_python é um módulo similar ao mod_perl -- ele interliga Python com o Apache e carrega o Python em memória quando o servidor inicia. O código permanece em memória por todo o ciclo de vida do processo Apache, levando a um significante ganho de desempenho comparado a outros arranjos de servidores. Certifique-se de que você possui o apache instalado com mod_python ativado. Django requer Apache 2.x e mod_python 3.x.

Veja o documento Como utilizar Django com mod_python para maiores informações sobre como configurar o mod_python após a instalação.

Caso você não possa utilizar mod_python por alguma razão, não se preocupe: Django segue a especificação WSGI , que permite a execução em diversas plataformas de servidores. Veja server-arrangements wiki page para instruções de instalação específicas de cada plataforma.

Colocando o banco de dados em execução

Se você planeja utilizar o Django com as funcionalidades da API de banco de dados, você precisa de um servidor de banco de dados funcionando. Django funciona com PostgreSQL (recomendado), MySQL e SQLite.

Adicionalmente, você precisa se certificar que os módulos Python para seu banco de dados estão instalados.

  • Se você está usando PostreSQL, você precisa do pacote psycopg (versao 1.1 -- não a versão 1.0 ou versão 2, que atualmente é beta). Se você estiver no Windows, verifique a versão não-oficial versão Windows compilada.
  • Se você está usando MySQL, você precisa do pacote MySQLdb.
  • Se você está usando SQLite, você precisa do pacote pysqlite. Use a versão 2.0.3 ou superior.

Instalando o Django

As instruções de instalação são ligeiramente diferentes dependendo se você está utilizando a última versão oficial ou a última versão de desenvolvimento.

Ambas são fáceis.

Instalando a versão oficial

  1. Faça o download de Django-0.95.tar.gz da nossa página de download.
  2. tar xzvf Django-0.95.tar.gz
  3. cd Django-0.95
  4. sudo python setup.py install

Note que o último comando irá automaticamente efetuar o download e instalar o pacote setuptools caso você não o possua. Isto requer uma conexão a Internet e poderá causar problemas no Python 2.5. Caso você tenha problemas, tente utilizar a última versão de desenvolvimento seguindo as instruções abaixo. A versão de desenvolvimento não necessita do módulo setuptools e nem da conexão a Internet.

O comando irá instalar o Django no diretório site-packages da sua instalação do Python.

Instalando a versão de desenvolvimento

Se você desejar a possibilidade de atualizar o Django ocasionalmente com as últimas correções e melhorias, siga as instruções abaixo:

  1. Verifique se você possui Subversion instalado.

  2. Faça o check out do Django no diretório site-packages do seu Python. No Linux / Mac OSX / Unix, faça o seguinte:

    svn co http://code.djangoproject.com/svn/django/trunk/ django_src
    ln -s `pwd`/django_src/django /usr/lib/python2.3/site-packages/django
    

    (Na linha acima, altere python2.3 para a versão do Python instalada.)

  3. No Windows, faça o seguinte:

    svn co http://code.djangoproject.com/svn/django/trunk/django c:\Python24\lib\site-packages\django
    
  4. Copie o arquivo django_src/django/bin/django-admin.py para um diretório que esteja no path, como em /usr/local/bin (Unix) ou C:\Python24\Scripts (Windows). Este passo permite que você digite django-admin.py de qualquer diretório ao invés de utilizar o caminho completo do arquivo.

Você não precisa executar python setup.py install, pois este comando substituirá os passos 3 e 4 para você.

Caso você queira atualizar sua cópia do Django, apenas execute o comando svn update dentro do diretório django. Ao fazer isto, o Subversion fará o download das mudanças automaticamente.

Back to Top